Na dimensão “Atratividade e Conectividade Espacial” selecionamos variáveis que dialogam com as argumentações que apontam as cidades criativas como espaços de grande atratividade e conectividade espacial, resultando em dinamismo econômico e diversidade social e cultural dos territórios.

Taxa de homicídios por 100 mil pessoas. A partir dos dados do DATASUS e seguindo os Grandes Grupos da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), o número de homicídios de cada estado foi calculado somando-se os números municipais de óbitos por ocorrência de agressões, eventos cuja intenção é indeterminada, e intervenções legais e operações de guerra. Os dados populacionais foram coletados no Finbra/Siconfi.

Densidade de acesso à internet em banda larga fixa.  Indicador calculado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). O valor da densidade representa o número de assinantes a cada 100 habitantes. Os números utilizados referem-se à densidade do último mês disponível de cada ano.

Passageiros aéreos per capita. O número de passageiros foi calculado a partir da soma dos embarques e desembarques de todos os aeroportos de cada estado. Os dados foram coletados a partir do Hórus, sistema de informações da Secretaria Nacional de Aviação Civil, ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos. Os dados populacionais foram coletados no Finbra/Siconfi.

Utilizando esses dados não deixe de citar em sua pesquisa: 

FIGUEIREDO, João Luiz de; RAMALHO, Paulo Vitor Lemos; ROBAINA, Diogo Tavares. Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa – Estados, 26 set. 2024. Disponível em:  https://indicedaeconomiacriativa.espm.edu.br/. Acesso em: xx xx. xxxx.