DIMENSÕES
Em nossos procedimentos metodológicos utilizamos o quociente locacional das indústrias criativas como proxy do desenvolvimento da economia criativa (variável dependente).
Na sequência, selecionamos as variáveis explicativas para compor o IDPEC, as quais foram divididas em três dimensões, e depois calculamos o índice aplicando pesos iguais e a técnica dos pesos endógenos.
Capacidades Humanas
Na dimensão “Capacidades humanas” consideramos variáveis que se relacionam com as explicações teóricas sobre os efeitos da educação no desenvolvimento da economia criativa e da importância de trabalhadores qualificados.
Variáveis:
Pessoas com ensino superior
Qualidade da educação básica
Orçamento público: educação
Atratividade e Conectividade Espacial
Na dimensão “Atratividade e conectividade espacial” selecionamos variáveis que dialogam com as argumentações que apontam as cidades criativas como espaços de grande atratividade e conectividade espacial, resultando em dinamismo econômico e diversidade social e cultural dos territórios.
Variáveis:
Segurança urbana
Conectividade digital
Conectividade aérea
Ambiente Cultural e Empreendedorismo Criativo
Na dimensão “Ambiente cultural e empreendedorismo criativo” consideramos variáveis que se relacionam com as explicações sobre a importância das atividades culturais para o desenvolvimento da economia criativa.
Variáveis:
Orçamento público: cultura
Empreendedorismo
Média do Índice de Governança Municipal (IGM)
Dados Normalizados
Após a coleta e tratamento dos dados, utilizamos a estratétiga min-max para normalizar os dados das variáveis. Os resultados relacionados ao IDPEC 2019 podem ser visualizados nas tabelas abaixo:
IDPEC – Pesos Endógenos
Cálculos das Dimensões, IDPEC com pesos endógenos e QL
Regressão IDPEC com pesos endógenos e QL
Mapa IDPEC com pesos endógenos
Utilizando esses dados não deixe de citar em sua pesquisa:
FIGUEIREDO, João Luiz de; RAMALHO, Paulo Vitor Lemos; ROBAINA, Diogo Tavares. Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa – Estados 2019 , 26 set. 2024. Disponível em: https://indicedaeconomiacriativa.espm.edu.br/. Acesso em: xx xx. xxxx.