Indicador relativo de especialização regional. Aponta a concentração de determinado setor em uma localidade em relação a concentração deste mesmo setor em outra localidade. Sendo assim, é calculado dividindo-se o percentual de empregos de um setor em uma região, pelo percentual de empregos que este mesmo setor gera em outra região. No caso concreto, a partir dos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) foi calculado para cada estado o percentual de empregos nos setores criativos, em seguida dividiu-se o valor pelo percentual de empregos nos setores criativos no cenário nacional.
Se o Quociente Locacional é superior a 1, indica que o estado é, comparativamente, mais especializado nos setores criativos que o país. Caso seja inferior a 1, significa que o país é mais especializado nos setores criativos que o estado.
Atenção: Clique em um dos anos para ver apenas o(s) de maior interesse.
Atenção: Clique em uma dos Estados para analisar apenas o de maior interesse.
Clique aqui para fazer o download desses dados.
Utilizando esses dados não deixe de citar em sua pesquisa:
RAMALHO, Paulo Vitor Lemos; FIGUEIREDO, João Luiz de; ROBAINA, Diogo Tavares. Quociente Locacional (QL) – Estados . Blog Índice da Economia Criativa, 04 out. 2024. Disponível em: . Acesso em: xx xx. xxxx.
Comments are closed