Quem somos

Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa foi elaborado e seus indicadores são monitorados comparticipação do corpo docente e pesquisadores da ESPM, pesquisadores externos e apoio do corpo discente.

COORDENAÇÃO

João Luiz de Figueiredo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor e pesquisador em Economia Criativa na ESPM-Rio onde ocupa desde 2018 o cargo de Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa e lidera o Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território; também é professor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, onde também é pesquisador do Grupo de Pesquisa Gestão Territorial no Estado do Rio de Janeiro.

PESQUISADORES

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Diego_250.jpg

Diego Santos Vieira de Jesus

Doutor em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI / PUC-Rio). Atualmente, é docente e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) e professor do curso de Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-Rio). É co-coordenador do Laboratório de Cidades Criativas (LCC) e integrante do Observatório da Marca Rio da mesma instituição. É professor dos cursos de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e da PUC-Rio. É pesquisador colaborador do Sport – Laboratório de História do Esporte e do Lazer, ligado ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e é integrante do grupo de pesquisa “Assimetrias e padrões de desigualdade nas dinâmicas interestatais”, da UVA. É vinculado à Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA). É membro da Association For Creative Industries (AFCI), da International Place Branding Association (IPBA) e da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Tem experiência nas seguintes áreas: Gestão Estratégica de Setores Criativos; Marketing Territorial; Estudos de Política Externa; Segurança Internacional; Instituições Internacionais; Processos de Integração Regional; Estudos de Gênero e Sexualidades; Diplomacia Corporativa e Comunicação e Instituições Públicas. Atua principalmente nos seguintes temas: economia criativa e desenvolvimento; políticas públicas e economia criativa; marcas territoriais; internacionalização de cidades criativas; gênero e sexualidade nas cidades criativas; políticas externas das grandes potências e das potências emergentes; desarmamento, não-proliferação e usos pacíficos da energia nuclear; processos de integração europeu e latino-americanos; estudos sobre masculinidades em Relações Internacionais; estudos sobre Esporte e Relações Internacionais; diplomacia das empresas multinacionais e transnacionais; jornalismo nas instituições públicas.

Diogo Tavares Robaina

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2018). Atualmente é sócio, consultor e produtor de conteúdos da EconomizeCom, professor da Escola Superior Propaganda e Marketing – Rio, professor da Fundação Getúlio Vargas e professor do Centro Universitário La Salle – Niterói. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças Corporativas, atuando principalmente nos seguintes temas: economia criativa, orçamento empresarial, marketing digital, sistemas de informação.

Cristina Couri

Doutoranda em População, Território e Estatísticas Públicas pela ENCE/IBGE, Economista pela Universidade de Brasília, Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE, Mestre em Indústrias Culturais e Criativas pela Kings College de Londres, produtora e articuladora em economia criativa, com sólida atuação no Carnaval de rua do Rio de Janeiro. Como pesquisadora vem se dedicando à mensuração  da economia da cultura,  com especial interesse pelo sistema produtivo do Carnaval.

Matheus de Moura Coutinho

Pesquisador no Laboratório de Economia Criativa ESPM, trabalha com pesquisa e inovação na área de Inteligência Competitiva em L’Oréal, foi assessor de conteúdo em RioJunior e é estudante da graduação da ESPM Rio.