Na dimensão “Capacidades Humanas” consideramos variáveis que se relacionam com as explicações teóricas sobre os efeitos da educação no desenvolvimento da economia criativa e da importância de trabalhadores qualificados.

Percentual de pessoas com 14 anos ou mais que possuem ensino superior para cada uma dos estados. O dado foi coletado a partir do SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática), com base nas informações da PNAD Anual (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). Por conta da pandemia de Covid-19 a PNAD Anual não foi aplicada nos anos de 2020 e 2021 e portanto, os dados não estão disponíveis.

Clique em um dos anos para ver apenas o(s) de maior interesse.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio dos estados. O Ideb é o principal indicador do desempenho da educação básica no Brasil e é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir da taxa de aprovação e da nota dos estudantes em provas padronizadas.

Clique em um dos anos para ver apenas o(s) de maior interesse.

Gasto público per capita em educação. Os dados do gasto público em educação foram obtidos a partir dos valores empenhados, por Função, disponíveis no Finbra (Finanças do Brasil – Dados Contábeis dos Municípios) através do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro). O gasto total foi calculado a partir do somatório do valor gasto pelos municípios do estado com o valor gasto pelo governo estadual. Os dados populacionais utilizados também foram os disponibilizados pelo Finbra.

Clique em um dos anos para ver apenas o(s) de maior interesse.

Utilizando esses dados não deixe de citar em sua pesquisa: 

FIGUEIREDO, João Luiz de; RAMALHO, Paulo Vitor Lemos; ROBAINA, Diogo Tavares. Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa – Estados, 26 set. 2024. Disponível em:  https://indicedaeconomiacriativa.espm.edu.br/. Acesso em: xx xx. xxxx.