Na dimensão “Ambiente Cultural e Empreendedorismo Criativo” consideramos variáveis que se relacionam com as explicações sobre a importância das atividades culturais para o desenvolvimento da economia criativa.

Gasto público municipal per capita em cultura. Os dados do gasto público municipal em cultura foram obtidos a partir dos valores empenhados, por Função, disponíveis no Finbra (Finanças do Brasil – Dados Contábeis dos Municípios) através do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro).

Os dados populacionais utilizados também foram os disponibilizados pelo Finbra.

Taxa líquida de criação de empresas per capita. A taxa líquida de criação de empresas foi calculada a partir da subtração entre o total de empresas abertas e o total de empresas extintas por ano para cada capital. Os dados consolidados sobre abertura e encerramento foram coletados do Mapa de Empresas, ferramenta disponibilizada pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Os dados populacionais foram coletados no Finbra/Siconfi.

Indicador elaborado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) a partir, majoritariamente, de dados secundários. O índice é construído a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Na dimensão de Finanças são avaliados aspectos fiscais, previdenciários, de investimentos e os custos com legislativo. Na Gestão, o planejamento, o quadro de colaboradores municipais e a transparência. Na terceira dimensão é avaliado o desempenho do município nas áreas de Saúde, Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente e Vulnerabilidade Social.

Utilizando esses dados não deixe de citar em sua pesquisa: 

FIGUEIREDO, João Luiz de; RAMALHO, Paulo Vitor Lemos; ROBAINA, Diogo Tavares. Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa, 12 set. 2024. Disponível em:  https://indicedaeconomiacriativa.espm.edu.br/. Acesso em: xx xx. xxxx.